Explorando Caminhos da Meditação

No momento, você está visualizando Explorando Caminhos da Meditação

Benefícios da Meditação

No mundo moderno, onde a ansiedade e o excesso de pensamentos são frequentes, a meditação emerge como uma poderosa aliada para restaurar o equilíbrio mental e emocional.

Portanto, ao dedicar alguns minutos diários à meditação, podemos acalmar a mente agitada e reduzir os níveis de estresse que muitas vezes acompanham a vida contemporânea. A meditação não apenas proporciona um refúgio tranquilo em meio ao caos cotidiano, mas também fortalece nossa capacidade de lidar com desafios, promove a clareza mental e melhora a qualidade do sono.

Ao realizar a meditação regularmente, descobrimos um espaço interior de paz e serenidade, capacitando-nos a enfrentar os altos e baixos da vida com uma perspectiva mais equilibrada e resiliente.

A prática da meditação pode assumir muitas formas. Por estar presente no mundo todo, também existem diversas maneiras de chegar ao estado meditativo. Afinal, não importam os caminhos que vão levar você a se conectar com o seu interior, o importante é encontrar uma técnica que se adapte melhor a você e executar diariamente.

Alguns tipos conhecidos de meditação:

Meditação Hindu

Esse é um dos estilos mais difundidos pelo mundo e muito associado às práticas de Yoga. Nele, pode-se usar a repetição do mantra OM, a fim de que a vibração do som induza um estado de relaxamento meditativo, além de outros mantras, como rama, yam e on mani padme hum. Também podem ser usados sons, como no caso da transcendental.

Além disso, outra prática ancestral que faz parte do sistema de yoga é a meditação Raja Yoga composta por uma sequência de exercícios de respiração, de abstração dos sentidos, concentração e meditação. Conheça melhor esse Caminho da Meditação, por exemplo.

Meditação budista

Esse tipo de prática busca a compreensão da vida, purificação e concentração. Dentre as maneiras de realizar a meditação budista, pode-se usar o Zazen, em que o praticante se senta em posição de lótus e mantém o foco na própria respiração. O Vipassana, que tem o foco em manter a atenção total do próprio corpo e todas as suas sensações e a atenção plena, ou Mindfullness, que busca esvaziar a mente e manter a atenção total no momento presente.

Quer começar a meditar agora? Aqui você encontra uma excelente opção de manual prático, um guia detalhado que explica os passos para praticar a meditação Vipassana.

Meditação chinesa

O estilo chinês tem como principal característica a transformação da energia. A ideia é que ela circule pelo corpo, garantindo força e vitalidade. O tai chi chuan, por exemplo, é uma arte marcial pautada na meditação, com uso de movimentos lentos e introspectivos. 

Meditação guiada

A meditação guiada é uma ótima opção para quem está iniciando ou até para quem já pratica, mas esta em algum dia mais desafiador em que ser direcionado será a melhor escolha para tranquilizar a mente. Existem varias meditações guiadas na internet, apenas escolha uma, entregue-se e relaxe.

Meditação com afirmações positivas

Afirmações positivas são frases com significados positivos que são repetidas inúmeras vezes para fortalecer determinado pensamento.

Quer saber ainda mais sobre vários tipos de meditação? olha essa dica

Conclusão

Para concluir, reserve alguns minutos do seu dia para praticar a meditação e explore os inúmeros benefícios que ela pode trazer para sua vida. Seu corpo, mente e espírito agradecerão. Neste mundo tão agitado e corrido acabamos criando hábitos nocivos, então que essa reflexão seja a inspiração que faltava para iniciar essa prática que entrega tantos benefícios como a meditação.

Fontes: Magsca.com.br, Vittude.com

Deixe um comentário